Os Hábitos dos Executivos de Sucesso
Conhecer a forma como executivos de sucesso atuam no dia a dia, seus hábitos no trabalho e em sua vida pessoal pode ser uma vantagem competitiva para os profissionais se sobressaírem no mercado. Em geral são conceitos simples e fáceis de aplicar, porem são úteis o bastante para serem incorporados às rotinas de novos e até mesmo de experientes profissionais.
As idéias a seguir, foram baseadas em entrevistas realizadas por Stephanie Winston, consultora americana, e constam de seu livro, Organized for Success, ainda sem tradução para o português, citado em matéria da revista VOCÊ s.a. (Edição 86, agosto de 2005).
Vamos descrever e analisar a seguir as principais idéias sobre os hábitos das pessoas de sucesso.
Planeje seu trabalho
Habitualmente liste as tarefas a serem realizadas no dia. Nunca ultrapasse mais de dez itens e priorize sua lista em ordem decrescente de prioridades. O que não conseguir realizar naquele dia, transfira automaticamente para o dia seguinte.
Trabalhe com prioridades
Existem três tipos de tarefas a serem realizadas. As essenciais, as importantes e as secundárias. Procure orientar sempre seu trabalho para o que é essencial e só depois realize as tarefas que são importantes. As atividades secundárias devem ser realizadas somente quando se tornarem essenciais ou importantes.
Tenha sempre um plano B
Como defende o ex-presidente da Ford Lee Iacocca, que ficou famoso por ter salvo a Chrysler da falência, quando tornou-se também presidente desta empresa, procure ter sempre um plano B. Caso algum item de sua lista tiver de ser adiado, transfira a tarefa para outra pessoa ou tome outra atitude para evitar algum prejuízo maior.
Coloque em prática sua lista de prioridades
Execute as tarefas agendadas, delegue as que não puder executar, e determinar prazos e hora para concluir cada item. Faça um acompanhamento da execução de cada tarefa ao longo do dia.
Mantenha sua agenda organizada
A agenda é uma importante ferramenta de gestão e deve ser utilizada como se fosse um plano de ação. É importante ter uma visão do todo, e frequentemente repasse sua programação para o dia seguinte, semana seguinte, mês seguinte e assim por diante.
Utilize o telefone de forma dinâmica
Alem de procurar ganhar tempo através do telefone, é preciso ficar atento e desenvolver a habilidade de perceber as nuances da voz de quem fala com você, assim o telefone poderá substituir muitas possibilidades de reuniões ganhando com isso um tempo precioso.
Utilize um caderno de anotações
O caderno de anotações pode se tornar um verdadeiro diário de nossa vida profissional, servindo inclusive para futuras pesquisas sobre fatos passados. Ajuda a lembrar detalhes importantes do dia a dia, além de experiências que teve no contato com diversas pessoas.
Use a tecnologia como uma aliada
Muitas reuniões podem ser realizadas por videoconferência evitando viagens dispendiosas, internet, e-mails, blogs, sites, palm tops e ipods. Todos estes equipamentos e recursos tecnológicos podem ser de grande utilidade na vida corporativa.
Como vimos este é um conjunto de hábitos simples e fáceis de serem implantados, dependendo inclusive das condições de sua organização. O mais importante é verificar quais destas idéias podem se adaptar melhor a sua situação e incorporá-los aos seus hábitos diários. Desta forma o profissional conseguirá maior produtividade e consequentemente melhores resultados.
Ari Lima
Visite nosso blog
http://ari-lima.blogspot.com
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
PALESTRAS NA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ – MINAS GERAIS
PALESTRAS NA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ – MINAS GERAIS
TEMAS – GESTÃO CARREIRA PARA UNIVERSITÁRIOS
MARKETING JURÍDICO E GESTÃO DE CARREIRA PARA ESTUDANTES DE DIREITO
O CAMINHO MAIS CURTO PARA O PRIMEIRO TRABALHO
O consultor Ari Lima realizou nos dias 10 e 16 de outubro na Faculdade Estácio de Sá – Minas Gerais, um ciclo de quatro palestras para universitários dos diversos cursos sobre gestão de carreira e oportunidades no mercado de trabalho, e marketing jurídico para estudantes de Direito. A apresentação foi considerada um sucesso, teve uma expressiva participação dos estudantes e resultou em um momento de reflexão. A seguir os principais tópicos abordados.
PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS
Plano de carreira e de Negócios
Conhecimento do mercado e das oportunidades
Desenvolver competências essenciais
Ferramentas de promoção e marketing
Relações públicas
O marketing jurídico e o código de ética da OAB
PLANO DE CARREIRA E DE NEGÓCIOS
Objetivos estratégicos
Estratégia Gerencial
Estratégia de Marketing
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Como quero ser em 3, 5 ou 10 anos?
Quero trabalhar, por conta própria ou como empregado?
Quanto dinheiro quero ter?
Qual minha grande paixão profissional?
Qual o meu negócio?
EXEMPLO DE PLANO DE CARREIRA
ESTRATÉGIA GERENCIA
• CICLO PDCA
• 1 – PLANEJAMENTO (PLAN)
• 2 – EXECUÇÃO ( DO)
• 3 - CONTROLE (CONTROL)
• 4- AÇÃO (ACTION)
LEI DE PARETO PARA TORNAR OS CLIENTES LUCRATIVOS
• 20% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 80% DOS LUCROS ( GRUPO A)
• 80% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 20% DOS LUCROS ( GRUPO B)
• PRIORIZAR A BUSCA POR CLIENTES DO GRUPO A
ESTRATÉGIA DE MARKETING
• COMO CAPTAR CLIENTES
• COMO CONQUISTAR CLIENTES
• COMO MANTER O RELACIONAMENTO
CONHECIMENTO DO MERCADO E DAS NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Pesquisar o mercado
A concorrência
O comportamento do cliente
As tendências
As novas oportunidades
NOVAS OPORTUNIDADES
Telecomunicações
Energia, petróleo e gás
Mercado de capitais
Fusões e aquisições
Arbitragem
Meio ambiente
Agro-negócios
Terceiro setor
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
- Inteligência Emocional
• Comunicação
• Relacionamento interpessoal
• Bom humor
• Negociação
• Trabalho em equipe
• Motivação
• Criatividade
FERRAMENTAS DE MARKETING
Parcerias
Networking
Publicação de artigos
Sites, blogs, internet
Relacionamento com clientes
Cartão de visita e folder
Relações públicas
RELAÇÕES PÚBLICAS
Publicação de artigos
Realizar palestras e cursos
Participar de associações e entidades
Participar de câmaras de comercio
Contatos com a imprensa
Oferecer entrevistas e matérias em veículos de comunicação
SOBRE O CONSULTOR
Empresário, engenheiro civil, escritor, consultor de empresas e especialista em marketing pessoal e gestão de carreiras.
Ministra freqüentemente cursos e palestras para profissionais liberais, advogados e executivos
Escreve com freqüência artigos para diversas revistas, jornais e portais da internet, sendo colunista das revistas Visão Jurídica, Justilex, Consultor Jurídico, e dos jornais A comarca do mundo jurídico e Mercado e Empregos/MG
Tem artigos publicados nos sites do STJ- Superior Tribunal de Justiça, TJ- Rondônia, OAB- Maranhão, e nos sites Argumentum Jurídico, Damásio de Jesus, Trinolex, Jusvigilantibus, Juristas, e muitos outros.
Possui 25 anos de experiência em marketing e atendimento a clientes
Autor do manual “Marketing Jurídico de Estratégia”
TEMAS – GESTÃO CARREIRA PARA UNIVERSITÁRIOS
MARKETING JURÍDICO E GESTÃO DE CARREIRA PARA ESTUDANTES DE DIREITO
O CAMINHO MAIS CURTO PARA O PRIMEIRO TRABALHO
O consultor Ari Lima realizou nos dias 10 e 16 de outubro na Faculdade Estácio de Sá – Minas Gerais, um ciclo de quatro palestras para universitários dos diversos cursos sobre gestão de carreira e oportunidades no mercado de trabalho, e marketing jurídico para estudantes de Direito. A apresentação foi considerada um sucesso, teve uma expressiva participação dos estudantes e resultou em um momento de reflexão. A seguir os principais tópicos abordados.
PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS
Plano de carreira e de Negócios
Conhecimento do mercado e das oportunidades
Desenvolver competências essenciais
Ferramentas de promoção e marketing
Relações públicas
O marketing jurídico e o código de ética da OAB
PLANO DE CARREIRA E DE NEGÓCIOS
Objetivos estratégicos
Estratégia Gerencial
Estratégia de Marketing
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Como quero ser em 3, 5 ou 10 anos?
Quero trabalhar, por conta própria ou como empregado?
Quanto dinheiro quero ter?
Qual minha grande paixão profissional?
Qual o meu negócio?
EXEMPLO DE PLANO DE CARREIRA
ESTRATÉGIA GERENCIA
• CICLO PDCA
• 1 – PLANEJAMENTO (PLAN)
• 2 – EXECUÇÃO ( DO)
• 3 - CONTROLE (CONTROL)
• 4- AÇÃO (ACTION)
LEI DE PARETO PARA TORNAR OS CLIENTES LUCRATIVOS
• 20% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 80% DOS LUCROS ( GRUPO A)
• 80% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 20% DOS LUCROS ( GRUPO B)
• PRIORIZAR A BUSCA POR CLIENTES DO GRUPO A
ESTRATÉGIA DE MARKETING
• COMO CAPTAR CLIENTES
• COMO CONQUISTAR CLIENTES
• COMO MANTER O RELACIONAMENTO
CONHECIMENTO DO MERCADO E DAS NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Pesquisar o mercado
A concorrência
O comportamento do cliente
As tendências
As novas oportunidades
NOVAS OPORTUNIDADES
Telecomunicações
Energia, petróleo e gás
Mercado de capitais
Fusões e aquisições
Arbitragem
Meio ambiente
Agro-negócios
Terceiro setor
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
- Inteligência Emocional
• Comunicação
• Relacionamento interpessoal
• Bom humor
• Negociação
• Trabalho em equipe
• Motivação
• Criatividade
FERRAMENTAS DE MARKETING
Parcerias
Networking
Publicação de artigos
Sites, blogs, internet
Relacionamento com clientes
Cartão de visita e folder
Relações públicas
RELAÇÕES PÚBLICAS
Publicação de artigos
Realizar palestras e cursos
Participar de associações e entidades
Participar de câmaras de comercio
Contatos com a imprensa
Oferecer entrevistas e matérias em veículos de comunicação
SOBRE O CONSULTOR
Empresário, engenheiro civil, escritor, consultor de empresas e especialista em marketing pessoal e gestão de carreiras.
Ministra freqüentemente cursos e palestras para profissionais liberais, advogados e executivos
Escreve com freqüência artigos para diversas revistas, jornais e portais da internet, sendo colunista das revistas Visão Jurídica, Justilex, Consultor Jurídico, e dos jornais A comarca do mundo jurídico e Mercado e Empregos/MG
Tem artigos publicados nos sites do STJ- Superior Tribunal de Justiça, TJ- Rondônia, OAB- Maranhão, e nos sites Argumentum Jurídico, Damásio de Jesus, Trinolex, Jusvigilantibus, Juristas, e muitos outros.
Possui 25 anos de experiência em marketing e atendimento a clientes
Autor do manual “Marketing Jurídico de Estratégia”
PALESTRA NA ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA ( ESA) – OAB/MG
TEMA – GESTÃO ESTRATÉGICA PARA ESCRITÓRIOS
NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NA ADVOCACIA
O consultor Ari Lima realizou no dia 8 de outubro na Escola Superior de Advocacia ( ESA), parte da OAB/MG, uma palestra para advogados e profissionais do setor, sobre gestão estratégica e novas oportunidades de negócios na advocacia. A apresentação foi considerada um sucesso, teve uma expressiva participação de advogados e resultou em um momento de reflexão para o setor. A seguir os principais tópicos abordados.
PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS
Plano de Negócios
Conhecimento do mercado e das oportunidades
Desenvolver competências essenciais
Ferramentas de promoção e marketing
Relações públicas
O marketing jurídico e o código de ética da OAB
PLANO DE NEGÓCIOS
Estratégia Organizacional
Estratégia Gerencial
Estratégia de Marketing
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Organização em torno de funções e não de pessoas
ESTRATÉGIA GERENCIA
• CICLO PDCA
• 1 – PLANEJAMENTO (PLAN)
• 2 – EXECUÇÃO ( DO)
• 3 - CONTROLE (CONTROL)
• 4- AÇÃO (ACTION)
LEI DE PARETO PARA TORNAR OS CLIENTES LUCRATIVOS
• 20% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 80% DOS LUCROS ( GRUPO A)
• 80% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 20% DOS LUCROS ( GRUPO B)
• PRIORIZAR A BUSCA POR CLIENTES DO GRUPO A
ESTRATÉGIA DE MARKETING
• COMO CAPTAR CLIENTES
• COMO CONQUISTAR CLIENTES
• COMO MANTER O RELACIONAMENTO
CONHECIMENTO DO MERCADO E DAS NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Pesquisar o mercado
A concorrência
O comportamento do cliente
As tendências
As novas oportunidades
NOVAS OPORTUNIDADES
Telecomunicações
Energia, petróleo e gás
Mercado de capitais
Fusões e aquisições
Arbitragem
Meio ambiente
Agro-negócios
Terceiro setor
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
- Inteligência Emocional
• Comunicação
• Relacionamento interpessoal
• Bom humor
• Negociação
• Trabalho em equipe
• Motivação
• Criatividade
FERRAMENTAS DE MARKETING
Parcerias
Networking
Publicação de artigos
Sites, blogs, internet
Relacionamento com clientes
Cartão de visita e folder
Relações públicas
RELAÇÕES PÚBLICAS
Publicação de artigos
Realizar palestras e cursos
Participar de associações e entidades
Participar de câmaras de comercio
Contatos com a imprensa
Oferecer entrevistas e matérias em veículos de comunicação
O MARKETING JURÍDICO E O CÓDIGO DE ÉTICA
Vencer os paradigmas
Encontrar os limites
Explorar as possibilidades
Adequar as ações de marketing ao código
SOBRE O CONSULTOR
Empresário, engenheiro civil, escritor, consultor de empresas e especialista em marketing pessoal e gestão de carreiras.
Ministra freqüentemente cursos e palestras para profissionais liberais, advogados e executivos
Escreve com freqüência artigos para diversas revistas, jornais e portais da internet, sendo colunista das revistas Visão Jurídica, Justilex, Consultor Jurídico, e dos jornais A comarca do mundo jurídico e Mercado e Empregos/MG
Tem artigos publicados nos sites do STJ- Superior Tribunal de Justiça, TJ- Rondônia, OAB- Maranhão, e nos sites Argumentum Jurídico, Damásio de Jesus, Trinolex, Jusvigilantibus, Juristas, e muitos outros.
Possui 25 anos de experiência em marketing e atendimento a clientes
Autor do manual “Marketing Jurídico de Estratégia”
v
NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NA ADVOCACIA
O consultor Ari Lima realizou no dia 8 de outubro na Escola Superior de Advocacia ( ESA), parte da OAB/MG, uma palestra para advogados e profissionais do setor, sobre gestão estratégica e novas oportunidades de negócios na advocacia. A apresentação foi considerada um sucesso, teve uma expressiva participação de advogados e resultou em um momento de reflexão para o setor. A seguir os principais tópicos abordados.
PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS
Plano de Negócios
Conhecimento do mercado e das oportunidades
Desenvolver competências essenciais
Ferramentas de promoção e marketing
Relações públicas
O marketing jurídico e o código de ética da OAB
PLANO DE NEGÓCIOS
Estratégia Organizacional
Estratégia Gerencial
Estratégia de Marketing
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Organização em torno de funções e não de pessoas
ESTRATÉGIA GERENCIA
• CICLO PDCA
• 1 – PLANEJAMENTO (PLAN)
• 2 – EXECUÇÃO ( DO)
• 3 - CONTROLE (CONTROL)
• 4- AÇÃO (ACTION)
LEI DE PARETO PARA TORNAR OS CLIENTES LUCRATIVOS
• 20% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 80% DOS LUCROS ( GRUPO A)
• 80% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 20% DOS LUCROS ( GRUPO B)
• PRIORIZAR A BUSCA POR CLIENTES DO GRUPO A
ESTRATÉGIA DE MARKETING
• COMO CAPTAR CLIENTES
• COMO CONQUISTAR CLIENTES
• COMO MANTER O RELACIONAMENTO
CONHECIMENTO DO MERCADO E DAS NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Pesquisar o mercado
A concorrência
O comportamento do cliente
As tendências
As novas oportunidades
NOVAS OPORTUNIDADES
Telecomunicações
Energia, petróleo e gás
Mercado de capitais
Fusões e aquisições
Arbitragem
Meio ambiente
Agro-negócios
Terceiro setor
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
- Inteligência Emocional
• Comunicação
• Relacionamento interpessoal
• Bom humor
• Negociação
• Trabalho em equipe
• Motivação
• Criatividade
FERRAMENTAS DE MARKETING
Parcerias
Networking
Publicação de artigos
Sites, blogs, internet
Relacionamento com clientes
Cartão de visita e folder
Relações públicas
RELAÇÕES PÚBLICAS
Publicação de artigos
Realizar palestras e cursos
Participar de associações e entidades
Participar de câmaras de comercio
Contatos com a imprensa
Oferecer entrevistas e matérias em veículos de comunicação
O MARKETING JURÍDICO E O CÓDIGO DE ÉTICA
Vencer os paradigmas
Encontrar os limites
Explorar as possibilidades
Adequar as ações de marketing ao código
SOBRE O CONSULTOR
Empresário, engenheiro civil, escritor, consultor de empresas e especialista em marketing pessoal e gestão de carreiras.
Ministra freqüentemente cursos e palestras para profissionais liberais, advogados e executivos
Escreve com freqüência artigos para diversas revistas, jornais e portais da internet, sendo colunista das revistas Visão Jurídica, Justilex, Consultor Jurídico, e dos jornais A comarca do mundo jurídico e Mercado e Empregos/MG
Tem artigos publicados nos sites do STJ- Superior Tribunal de Justiça, TJ- Rondônia, OAB- Maranhão, e nos sites Argumentum Jurídico, Damásio de Jesus, Trinolex, Jusvigilantibus, Juristas, e muitos outros.
Possui 25 anos de experiência em marketing e atendimento a clientes
Autor do manual “Marketing Jurídico de Estratégia”
v
Assinar:
Postagens (Atom)