TEMA – GESTÃO ESTRATÉGICA PARA ESCRITÓRIOS
NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NA ADVOCACIA
O consultor Ari Lima realizou no dia 8 de outubro na Escola Superior de Advocacia ( ESA), parte da OAB/MG, uma palestra para advogados e profissionais do setor, sobre gestão estratégica e novas oportunidades de negócios na advocacia. A apresentação foi considerada um sucesso, teve uma expressiva participação de advogados e resultou em um momento de reflexão para o setor. A seguir os principais tópicos abordados.
PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS
Plano de Negócios
Conhecimento do mercado e das oportunidades
Desenvolver competências essenciais
Ferramentas de promoção e marketing
Relações públicas
O marketing jurídico e o código de ética da OAB
PLANO DE NEGÓCIOS
Estratégia Organizacional
Estratégia Gerencial
Estratégia de Marketing
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Organização em torno de funções e não de pessoas
ESTRATÉGIA GERENCIA
• CICLO PDCA
• 1 – PLANEJAMENTO (PLAN)
• 2 – EXECUÇÃO ( DO)
• 3 - CONTROLE (CONTROL)
• 4- AÇÃO (ACTION)
LEI DE PARETO PARA TORNAR OS CLIENTES LUCRATIVOS
• 20% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 80% DOS LUCROS ( GRUPO A)
• 80% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 20% DOS LUCROS ( GRUPO B)
• PRIORIZAR A BUSCA POR CLIENTES DO GRUPO A
ESTRATÉGIA DE MARKETING
• COMO CAPTAR CLIENTES
• COMO CONQUISTAR CLIENTES
• COMO MANTER O RELACIONAMENTO
CONHECIMENTO DO MERCADO E DAS NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Pesquisar o mercado
A concorrência
O comportamento do cliente
As tendências
As novas oportunidades
NOVAS OPORTUNIDADES
Telecomunicações
Energia, petróleo e gás
Mercado de capitais
Fusões e aquisições
Arbitragem
Meio ambiente
Agro-negócios
Terceiro setor
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
- Inteligência Emocional
• Comunicação
• Relacionamento interpessoal
• Bom humor
• Negociação
• Trabalho em equipe
• Motivação
• Criatividade
FERRAMENTAS DE MARKETING
Parcerias
Networking
Publicação de artigos
Sites, blogs, internet
Relacionamento com clientes
Cartão de visita e folder
Relações públicas
RELAÇÕES PÚBLICAS
Publicação de artigos
Realizar palestras e cursos
Participar de associações e entidades
Participar de câmaras de comercio
Contatos com a imprensa
Oferecer entrevistas e matérias em veículos de comunicação
O MARKETING JURÍDICO E O CÓDIGO DE ÉTICA
Vencer os paradigmas
Encontrar os limites
Explorar as possibilidades
Adequar as ações de marketing ao código
SOBRE O CONSULTOR
Empresário, engenheiro civil, escritor, consultor de empresas e especialista em marketing pessoal e gestão de carreiras.
Ministra freqüentemente cursos e palestras para profissionais liberais, advogados e executivos
Escreve com freqüência artigos para diversas revistas, jornais e portais da internet, sendo colunista das revistas Visão Jurídica, Justilex, Consultor Jurídico, e dos jornais A comarca do mundo jurídico e Mercado e Empregos/MG
Tem artigos publicados nos sites do STJ- Superior Tribunal de Justiça, TJ- Rondônia, OAB- Maranhão, e nos sites Argumentum Jurídico, Damásio de Jesus, Trinolex, Jusvigilantibus, Juristas, e muitos outros.
Possui 25 anos de experiência em marketing e atendimento a clientes
Autor do manual “Marketing Jurídico de Estratégia”
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