sexta-feira, 9 de novembro de 2007

PALESTRA NA ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA ( ESA) – OAB/MG

TEMA – GESTÃO ESTRATÉGICA PARA ESCRITÓRIOS
NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NA ADVOCACIA

O consultor Ari Lima realizou no dia 8 de outubro na Escola Superior de Advocacia ( ESA), parte da OAB/MG, uma palestra para advogados e profissionais do setor, sobre gestão estratégica e novas oportunidades de negócios na advocacia. A apresentação foi considerada um sucesso, teve uma expressiva participação de advogados e resultou em um momento de reflexão para o setor. A seguir os principais tópicos abordados.


PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS
 Plano de Negócios
 Conhecimento do mercado e das oportunidades
 Desenvolver competências essenciais
 Ferramentas de promoção e marketing
 Relações públicas
 O marketing jurídico e o código de ética da OAB

PLANO DE NEGÓCIOS

 Estratégia Organizacional
 Estratégia Gerencial
 Estratégia de Marketing

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

 Organização em torno de funções e não de pessoas





ESTRATÉGIA GERENCIA

• CICLO PDCA
• 1 – PLANEJAMENTO (PLAN)
• 2 – EXECUÇÃO ( DO)
• 3 - CONTROLE (CONTROL)
• 4- AÇÃO (ACTION)




LEI DE PARETO PARA TORNAR OS CLIENTES LUCRATIVOS

• 20% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 80% DOS LUCROS ( GRUPO A)
• 80% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 20% DOS LUCROS ( GRUPO B)
• PRIORIZAR A BUSCA POR CLIENTES DO GRUPO A

ESTRATÉGIA DE MARKETING

• COMO CAPTAR CLIENTES
• COMO CONQUISTAR CLIENTES
• COMO MANTER O RELACIONAMENTO

CONHECIMENTO DO MERCADO E DAS NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

 Pesquisar o mercado
 A concorrência
 O comportamento do cliente
 As tendências
 As novas oportunidades

NOVAS OPORTUNIDADES

 Telecomunicações
 Energia, petróleo e gás
 Mercado de capitais
 Fusões e aquisições
 Arbitragem
 Meio ambiente
 Agro-negócios
 Terceiro setor

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
- Inteligência Emocional
• Comunicação
• Relacionamento interpessoal
• Bom humor
• Negociação
• Trabalho em equipe
• Motivação
• Criatividade

FERRAMENTAS DE MARKETING

 Parcerias
 Networking
 Publicação de artigos
 Sites, blogs, internet
 Relacionamento com clientes
 Cartão de visita e folder
 Relações públicas

RELAÇÕES PÚBLICAS

 Publicação de artigos
 Realizar palestras e cursos
 Participar de associações e entidades
 Participar de câmaras de comercio
 Contatos com a imprensa
 Oferecer entrevistas e matérias em veículos de comunicação

O MARKETING JURÍDICO E O CÓDIGO DE ÉTICA

 Vencer os paradigmas
 Encontrar os limites
 Explorar as possibilidades
 Adequar as ações de marketing ao código


SOBRE O CONSULTOR

 Empresário, engenheiro civil, escritor, consultor de empresas e especialista em marketing pessoal e gestão de carreiras.
 Ministra freqüentemente cursos e palestras para profissionais liberais, advogados e executivos
 Escreve com freqüência artigos para diversas revistas, jornais e portais da internet, sendo colunista das revistas Visão Jurídica, Justilex, Consultor Jurídico, e dos jornais A comarca do mundo jurídico e Mercado e Empregos/MG
 Tem artigos publicados nos sites do STJ- Superior Tribunal de Justiça, TJ- Rondônia, OAB- Maranhão, e nos sites Argumentum Jurídico, Damásio de Jesus, Trinolex, Jusvigilantibus, Juristas, e muitos outros.
 Possui 25 anos de experiência em marketing e atendimento a clientes
 Autor do manual “Marketing Jurídico de Estratégia”




v

Nenhum comentário: