sexta-feira, 9 de novembro de 2007

PALESTRAS NA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ – MINAS GERAIS

PALESTRAS NA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ – MINAS GERAIS


TEMAS – GESTÃO CARREIRA PARA UNIVERSITÁRIOS
MARKETING JURÍDICO E GESTÃO DE CARREIRA PARA ESTUDANTES DE DIREITO
O CAMINHO MAIS CURTO PARA O PRIMEIRO TRABALHO



O consultor Ari Lima realizou nos dias 10 e 16 de outubro na Faculdade Estácio de Sá – Minas Gerais, um ciclo de quatro palestras para universitários dos diversos cursos sobre gestão de carreira e oportunidades no mercado de trabalho, e marketing jurídico para estudantes de Direito. A apresentação foi considerada um sucesso, teve uma expressiva participação dos estudantes e resultou em um momento de reflexão. A seguir os principais tópicos abordados.


PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS

 Plano de carreira e de Negócios
 Conhecimento do mercado e das oportunidades
 Desenvolver competências essenciais
 Ferramentas de promoção e marketing
 Relações públicas
 O marketing jurídico e o código de ética da OAB

PLANO DE CARREIRA E DE NEGÓCIOS

 Objetivos estratégicos
 Estratégia Gerencial
 Estratégia de Marketing

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS


 Como quero ser em 3, 5 ou 10 anos?
 Quero trabalhar, por conta própria ou como empregado?
 Quanto dinheiro quero ter?
 Qual minha grande paixão profissional?
 Qual o meu negócio?


EXEMPLO DE PLANO DE CARREIRA



ESTRATÉGIA GERENCIA

• CICLO PDCA
• 1 – PLANEJAMENTO (PLAN)
• 2 – EXECUÇÃO ( DO)
• 3 - CONTROLE (CONTROL)
• 4- AÇÃO (ACTION)




LEI DE PARETO PARA TORNAR OS CLIENTES LUCRATIVOS

• 20% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 80% DOS LUCROS ( GRUPO A)
• 80% DOS CLIENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR 20% DOS LUCROS ( GRUPO B)
• PRIORIZAR A BUSCA POR CLIENTES DO GRUPO A

ESTRATÉGIA DE MARKETING

• COMO CAPTAR CLIENTES
• COMO CONQUISTAR CLIENTES
• COMO MANTER O RELACIONAMENTO

CONHECIMENTO DO MERCADO E DAS NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS


 Pesquisar o mercado
 A concorrência
 O comportamento do cliente
 As tendências
 As novas oportunidades

NOVAS OPORTUNIDADES

 Telecomunicações
 Energia, petróleo e gás
 Mercado de capitais
 Fusões e aquisições
 Arbitragem
 Meio ambiente
 Agro-negócios
 Terceiro setor

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
- Inteligência Emocional
• Comunicação
• Relacionamento interpessoal
• Bom humor
• Negociação
• Trabalho em equipe
• Motivação
• Criatividade

FERRAMENTAS DE MARKETING

 Parcerias
 Networking
 Publicação de artigos
 Sites, blogs, internet
 Relacionamento com clientes
 Cartão de visita e folder
 Relações públicas

RELAÇÕES PÚBLICAS

 Publicação de artigos
 Realizar palestras e cursos
 Participar de associações e entidades
 Participar de câmaras de comercio
 Contatos com a imprensa
 Oferecer entrevistas e matérias em veículos de comunicação

SOBRE O CONSULTOR

 Empresário, engenheiro civil, escritor, consultor de empresas e especialista em marketing pessoal e gestão de carreiras.
 Ministra freqüentemente cursos e palestras para profissionais liberais, advogados e executivos
 Escreve com freqüência artigos para diversas revistas, jornais e portais da internet, sendo colunista das revistas Visão Jurídica, Justilex, Consultor Jurídico, e dos jornais A comarca do mundo jurídico e Mercado e Empregos/MG
 Tem artigos publicados nos sites do STJ- Superior Tribunal de Justiça, TJ- Rondônia, OAB- Maranhão, e nos sites Argumentum Jurídico, Damásio de Jesus, Trinolex, Jusvigilantibus, Juristas, e muitos outros.
 Possui 25 anos de experiência em marketing e atendimento a clientes
 Autor do manual “Marketing Jurídico de Estratégia”

Nenhum comentário: