quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sonhos e Mudanças para o Ano Novo !!!


ClickLoco.Com - Veja mais gifs!




Sonhos e Mudanças para o Ano Novo !!!


Fim de ano... Impossível não refletir e, mesmo sem querer, fazer um balanço do que se fez e, principalmente, do que se deixou de fazer no ano que passou.

Cobramos “o que não demos conta de realizar”: os quilinhos que pretendíamos perder, o dinheiro extra que planejávamos ganhar, ou economizar, a viagem que queríamos fazer, o relacionamento que precisávamos “consertar”, o emprego que deveríamos conquistar, o livro que imaginamos ler, ou escrever, o concurso que precisávamos passar e muitas outras coisas que desejávamos ardentemente realizar e que... infelizmente...não demos conta de realizar!”

Talvez você aproveite este momento de reflexão para culpar a si mesmo ou, mais provavelmente, culpar outra pessoa, pelos seus erros e omissões. Talvez culpe seu patrão, seu sócio, seu cônjuge, seu vizinho, seu amigo ou alguém muito próximo. Alguns culpam até mesmo o governo, o pai e a mãe. Enfim, sempre buscam, e encontram, um “cristo” em quem por a culpa pelos próprios erros, falhas, limitações, incompetências e, por que não dizer, falta de sorte.

Cada caso é um caso, e independentemente de quem seja o culpado pelos “fracassos” do ano que se encerra, é preciso tirar lições que impeçam que a mesma situação se repita no futuro.

O primeiro passo é compreender que não existem fracassos, o que existe são “feedback”, ou seja, lições que podem ser aprendidas e nos ajudar no futuro.

Não importa tanto o que nos acontece, mas, sim, e principalmente, como reagimos aos acontecimentos. Alguns se deixam abater pelo fracasso e entram numa fase depressiva e de poucos recursos pessoais. Outros encontram no fracasso a motivação para reagir, corrigir eventuais falhas e dar a volta por cima, cheios de recursos, autoconfiança e predisposição para novas conquistas.

Dependendo do ponto de vista de quem examina, uma situação ruim pode se transformar em uma oportunidade, basta mudar “o ângulo de percepção”: o copo está meio cheio ou meio vazio?

Mas, voltando à reflexão de fim de ano, época propicia para um balanço de nossa vida pessoal e profissional, vamos apontar algumas medidas, atitudes, caminhos e ações necessárias a nossa “volta por cima”. O objetivo é criar condições para entrar com pé direito num “ANO DE REALIZAÇÕES POSITIVAS”.

Mudar é preciso!!! Então vamos lá! Papel e lápis na mão para as dicas de Ano Novo:

Primeiro – Estabeleça prioridades em sua vida e tenha foco. Nada de querer ser tudo para todo mundo. As empresas, cada vez mais, valorizam o profissional com foco, que faz a diferença em aspectos essenciais para a organização.   

Segundo – Trace metas e objetivos específicos. Saiba para onde está indo e quando deve chegar. “Para quem não sabe onde está indo, qualquer caminho serve”, diz o célebre pensamento do clássico “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”, de Lewis Caroll.

Terceiro – Saia de sua zona de conforto e tome uma atitude pró-ativa em relação aos seus objetivos. Seja o líder de sua própria vida e o dirigente maior de seu destino.

Quarto – Desenvolva sua inteligência emocional. Segundo pesquisas, 90% do sucesso de pessoas altamente bem sucedidas se devem a sua inteligência emocional, ou seja, a sua capacidade de auto-motivação, de relacionamento interpessoal, de seu poder de persuasão, criatividade e estabilidade comportamental.

Cinco – Desenvolva sua networking, pois ela é uma alavanca essencial ao sucesso. Sua rede de relacionamentos pode ajudá-lo a conquistar um emprego, conseguir uma promoção, realizar um grande negócio e até a conquistar um relacionamento afetivo. 

Seis – Desenvolva uma crença firme e inabalável em si mesmo. A sabedoria popular diz que “a fé remove montanhas”. Por isso, você precisa acreditar em sua capacidade de alcançar seus objetivos. Grandes lideres são aqueles que acreditam no impossível e o transforma em realidade.

Sete – Toda grande jornada começa com o primeiro passo. Faça o planejamento das ações que precisa realizar e tome a decisão de iniciá-lo no primeiro dia útil do ano. Dê o primeiro passo agora!... Já!... Imediatamente!

Finalmente, reflita sobre o significado do sucesso. Não confunda sucesso com riqueza material ou outro tipo de realização, que podem trazer status e projeção social, mas não tornam a pessoa necessariamente feliz e realizada.

Às vezes, o simples é melhor do que o sofisticado. Muitas pessoas se “matam” de trabalhar apenas para ostentar uma imagem, que não satisfaz nem a ela mesma, ou para comprar produtos e serviços de que não precisa. 

Lembre-se de que a felicidade é relativa e varia de pessoa para pessoa. Não confunda seus valores e sua ética pessoal. Não troque a convivência com aqueles de quem mais gosta por uma “caça ao tesouro” desenfreada.

Estas dicas podem ajudá-lo a realizar mudanças e levá-lo a “UM ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES”.

É o que desejo a você, em meu nome e de toda a equipe da Performance Gestão e Treinamento.

Feliz 2011 !!!

Ari Lima