sexta-feira, 5 de outubro de 2007

CURSOS DE MARKETING ON LINE

Quarta-feira, 26 de Setembro de 2007
MARKETING E GESTÃO DE CARREIRA PARA UNIVERSITÁRIOS
SEMINÁRIO


MARKETING E GESTÃO DE CARREIRA PARA UNIVERSITÁRIOS

“ O Caminho Mais Curto Para o Primeiro Emprego”

Programa do curso:

• 1ª Etapa – Elaboração do plano estratégico.
• 2ª Etapa - Conhecimento do mercado e das tendências.
• 3ª Etapa – Diagnóstico das qualidades e deficiências pessoais.
• 4ª Etapa - Desenvolvimento das competências essenciais.
• 5ª Etapa – Parcerias e networking.
• 6ª Etapa – Implantação de site, blog e utilização da internet.
• 7ª Etapa – Elaboração de currículo e perfil profissional.
• 8ª Etapa – Principais meios para busca de oportunidades.
• 9ª Etapa – Preparação para entrevistas.
• 10ª Etapa - Implantação do plano.


Carga horária – 3 horas


Público – Este seminário é direcionado a estudantes universitários e recém formados.


DATA – dia 6 de outubro – sábado às 9 horas


Local – Rua da Bahia, N.º 570 8º andar – Centro


Contato – 3274 55 44

E-mail contato@arilima.com


Conferencista

Ari Lima, engenheiro civil, empresário, consultor, escritor e especialista em marketing pessoal e gestão de carreira. Ministra regularmente cursos e palestras para profissionais liberais e universitários, e escreve artigos para diversos jornais, revistas e sites da internet, sendo os principais: colunista das Revistas Visão Jurídica, Consultor Jurídico (grupo estadão), Justilex, jornal Empregos e Negócios MG, Revista Petit, Portais Administradores, Artigos.com, Webartigos, Argumentum Jurídico, Trinolex, Anapolino, OAB Maranhão, Tribunal de Justiça de Rondônia, DireitoNET, Âmbito Jurídico, entre outros.

Autor dos manuais de marketing pessoal: “Marketing Jurídico de Estratégia”, “Marketing Para Profissionais da Saúde”, “Marketing Para Profissionais Liberais”, “Marketing Para Estudantes Universitários”, “Marketing Para o Setor Automobilístico”, e “ Marketing Para Conquistar um Emprego”. Têm 25 anos de experiência prática em marketing, vendas, treinamento de gerentes, vendedores e atendimento a clientes.

Postado por Marketing Pessoal Brasil às 06:53 0 comentários

Marcadores: CURSOS DE MARKETING PESSOAL PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS, GESTÃO DE CARREIRA, primeiro emprego, seminario de marketing pessoal, universitarios


Terça-feira, 25 de Setembro de 2007
CURSO MARKETING PESSOAL E PRIMEIRO EMPREGO
CURSO MARKETING PESSOAL E PRIMEIRO EMPREGO

SERÁ REALIZADO EM BELO HORIZONTE DIA 6 DE OUTUBRO - SÁBADO
O CURSO " MARKETING PESSOAL E PRIMEIRO EMPREGO "
DIRIGIDO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

INFORMAÇÕES: 3274 55 44
OU PELO e-mail contato@arilima.com

Postado por Marketing Pessoal Brasil às 07:28 0 comentários

Marcadores: COMPETENCIAS, CONQUISTAR UM EMPREGO, CURSOS DE MARKETING, CURSOS DE MARKETING PESSOAL PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS, EMPREGO, ESTUDANTE UNIVERSITARIO, MOTIVAÇÃO


Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007
CURSOS ON LINE - marketing pessoal
CURSOS ON LINE
Aproveite e adquira um de nossos cursos on line

principais cursos

1- Marketing Jurídico
2- Marketing para profissionais da área de saúde
3- Marketing para Contadores
4- Marketing para médicos veterinários
5- Marketing para conquistar um emprego
6- Marketing para Universitários
7- Marketing para o setor automobilístico

CONSULTE NOSSAS CONDIÇÕES

OBTENHA MAIORES INFORMAÇÕES MANDANDO MENSAGEM PARA:

contato@arilima.com

ligue: 0 31 3274 55 44
0 31 9918 19 00



CURSO DE MARKETING PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS

Curso : Etapas Básicas Para Implantação do Marketing em Escritórios de profissionais Liberais

Programa do curso:

Capítulo 1 – Plano de gestão de marketing pessoal
Capítulo 2 –1ª Etapa – Desenvolvimento do plano estratégico
Capítulo 3 –2ª Etapa – Desenvolvimento das 7 competências essenciais
Capítulo 4 –3ª Etapa – Parcerias, networking e dicas para captação de clientes
Capítulo 5 – 4ª Etapa – Elaboração de materiais publicitários
Capítulo 6 – 5ª Etapa – Implantação de site e blog e utilização da internet
Capítulo 7 – 6ª Etapa – Telemarketing e correspondência
Capítulo 8 – 7ª Etapa – Relações públicas

Artigo - Marketing e o Código de Ética
Referências

Honorários:

Custo unitário

1-para o curso on line...............................................................R$ 30,00

Postado por Marketing Pessoal Brasil às 10:42 0 comentários

Marcadores: COMPORTAMENTOS, CURSOS, CURSOS DE MARKETING PARA ADVOGADOS, CURSOS DE MARKETING PESSOAL PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS, MARKETING PESSOA

A Guerra no Futebol

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.
Peter Drucker

A competitividade atualmente no setor jurídico tem exigido uma nova postura profissional dos advogados. Tanto para os novos profissionais que têm chegado ao mercado em número cada vez maior, quanto para os antigos que, em sua maioria, recusam-se a enfrentar a dura realidade, está cada vez mais difícil competir neste mercado. O tradicional modelo de conquistar clientes e administrar o escritório de maneira improvisada já não é suficiente, é necessário algo mais. É preciso gestão e marketing de verdade. O advogado técnico precisa tornar-se também um gestor.

Os autores do famoso livro “Marketing de Guerra”, (Editora McGraw-Hill, 1986), Al Ries e Jack Trout, defendem que é possível travar uma competição entre empresas da mesma forma que um exército deve se preparar para uma disputa de verdade. Suas idéias foram inspiradas no general prussiano Karl Von Clausewitz, que escreveu o tratado sobre a guerra “On War“ (1832). Analogamente, também acreditamos que os mesmos princípios podem ser utilizados numa competição esportiva.

Para poder conquistar vitórias, é necessário elaborar um plano tático e estratégico, utilizando os princípios gerais da guerra convencional, adaptados ao mundo dos esportes. Vamos analisar estes princípios que podem ser adaptados aos campos de futebol.

Principio Um

Encontre um ponto fraco no competidor e ataque este ponto

Toda equipe tem pontos fortes e fracos. Às vezes o sistema defensivo de um time é forte do lado direito e fraco do lado esquerdo, ou pode ter a defesa forte mais o meio de campo deficiente. Alguns times são seguros no sistema defensivo, mas fracos em sua força de ataque. Ao analisar o jogo de uma equipe, é possível identificar os setores mais deficientes, e utilizar esta informação durante o jogo para realizar o ataque e vencer a competição.

Principio Dois

Lance um ataque sobre a frente mais estreita possível

Com raras exceções, um time deve procurar concentrar seus ataques em uma frente mais estreita possível. Descobrir o ponto fraco do adversário e concentrar suas jogadas explorando esta fraqueza. A tentação de utilizar todas as suas possibilidades de ataque fará com que a equipe divida suas forças e deixe de aproveitar as melhores oportunidades de um jogo.

Por exemplo, se um time descobre que seu competidor tem deficiência em um setor especifico da defesa, deve procurar explorar esta deficiência fazendo suas principais jogadas ofensivas naquele setor.

Principio Três

Um bom movimento de ataque deve ser feito um setor ainda em competição

Muitas vezes observamos durante uma partida de futebol, que uma das equipes está dominando totalmente determinado setor, por exemplo, o meio do campo. Este domínio pode estar ocorrendo pela qualidade técnica superior dos jogadores ou por um outro motivo tático. Mas, no entanto, o time que esta sendo dominado continua insistindo em realizar suas jogados justamente por aquele setor, perdendo todos os embates e comprometendo seu jogo.

Portanto, é preciso concentrar as jogadas nos setores onde tem chance de vencer, evitando perder tempo e esforços inutilmente.

Principio Quatro

A surpresa tática deve ser um elemento importante no plano

Os movimentos competitivos inesperados são sempre mais eficazes. Quanto maior a surpresa, mais tempo levará o adversário para reagir e defender-se. Por isto, a preparação deve ser feita da maneira mais discreta possível, em um ataque silencioso e certeiro.

Esteja sempre preparado para surpreender o adversário. Mude o esquema tático durante o jogo, quando perceber que o adversário se adaptou a sua estratégia e a mesma não estiver mais surtindo efeito.

Principio Cinco

Procure manter a superioridade de força no campo de batalha

Mesmo que as equipes tenham o mesmo numero de jogadores é possível obter superioridade de força em momentos e locais específicos do jogo. Para isto, é preciso agir com inteligência. Observamos que muitas vezes um time consegue ter três atacantes contra dois defensores, em um contra-taque, por exemplo. Ou quando estiver sendo atacado, conseguir quatro jogadores defendendo contra dois ou três do adversário atacando.

Dependendo do posicionamento dos jogadores, é possível conseguir sempre uma superioridade de forçar em determinados momentos críticos do jogo, e utilizar esta tática para vencer a partida.

Principio Seis

Independente de seu sucesso, o pequeno nunca deve atuar como o grande

O pequeno time, com menos recursos técnicos, algumas vezes consegue uma superioridade momentânea durante o jogo, e então começa a atuar como a grande equipe, saindo para o ataque, e acaba comprometendo seu desempenho.

É preciso resistir à tentação e manter-se cuidadoso durante a partida, independente do resultado, respeitando a condição superior do adversário. Seja porque o competidor esta jogando em casa, seja porque tem um numero maior de jogadores, ou mesmo porque tem uma condição técnica melhor.

Principio Sete

A superioridade da Defesa

Em todas as batalhas, quem defende sempre tem uma vantagem competitiva sobre quem ataca. Uma equipe que inicia um jogo atacando, para ter sucesso, precisa ter uma grande superioridade em relação à equipe que esta defendendo. Seja em termos táticos ou mesmo na qualidade bastante superior de seus jogadores. A melhor estratégia defensiva é a coragem para contra-ataca nos momentos certos pegando o adversário desprevenido.

Principio Oito

Fortes movimentos competitivos devem ser sempre bloqueados

Sempre que um time estiver sofrendo ataque, deve procurar descobrir a natureza e a forma deste movimento para poder bloqueá-lo. Por exemplo, se a equipe esta sendo atacada através de lançamentos por bolas aéreas, porque o adversário tem bons finalizadores de cabeça, a equipe deve procurar impedir que ocorram os lançamentos, ao invés de tentar defender-se deles.

Principio Nove

Esteja preparado para recuar no momento certo

Um time de futebol pode se encontrar numa situação, dentro da partida, em que a relação de forçar mudou, e este time não tem condições de continuar combatendo de forma equilibrada com o adversário. Neste caso, esteja preparado para saber recuar. Seria uma espécie de “recuo tático organizado”, e não uma debandada.

Recuar de forma desorganizada cria as condições propícias para que o adversário avance e liquide com a partida mais facilmente ainda.

Principio Dez

A motivação é uma grande arma tática

Existem diversas armas que podem ser utilizadas por um time durante uma partida. A motivação é uma das armas mais poderosas e por si só, poderá mudar os rumos de um jogo. O mais interessante, é que esta arma não exige investimento algum, depende apenas da capacidade do técnico e dos jogadores de criar um estado de espírito estimulante para gerar uma energia extra de entusiasmo e disposição física e mental. Isto é motivação.

A postura errada dos técnicos

É comum assistirmos pela televisão, durante as partidas de futebol, alguns técnicos de times, na beira do gramado, se “descabelando” e “xingando” o juiz, os adversários e até seus próprios jogadores para tentar reverter uma situação.

Muitas vezes estes treinadores deixam-se envolver muito pela situação do jogo e alteram tanto seu estado de espírito, que criam uma situação difícil para si próprio e para seu time. À medida que alteram seu humor, os técnicos perdem a tranqüilidade para avaliar estrategicamente o jogo, e perceber as táticas do adversário, além de deixar de analisar o contexto para agir de forma adequada com o objetivo de vencer a disputa.

A postura dos técnicos deveria ser como a de um jogador de xadrez, que mantém a serenidade durante o jogo. Estes analisam todas as jogadas do adversário, do ponto de vista tático estratégico, imaginando seus possíveis movimentos futuros, e agindo de acordo com sua percepção para envolver e bloquear as ações do oponente e conquistar a vitória.

Preparando a vitória

Todos estes princípios e ações que acabamos de apresentar tem um objetivo principal: criar as condições para um time de futebol se tornar mais competitivo e vencer as partidas. Em geral são idéias simples e fáceis de serem implantadas, mas demandam muita observação do jogo, e um entendimento dos princípios gerais da tática e estratégia.

Acreditamos que a observação cuidadosa destas idéias poderá ser bastante útil aos técnicos e jogadores de futebol para tornarem seus times mais competitivos e poderem oferecer maior alegria à suas torcidas.

Ari Lima

contato@arilima.com
http://ari-lima.blogspot.com

O Advogado de Sucesso é um Gestor

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.
Peter Drucker

A competitividade atualmente no setor jurídico tem exigido uma nova postura profissional dos advogados. Tanto para os novos profissionais que têm chegado ao mercado em número cada vez maior, quanto para os antigos que, em sua maioria, recusam-se a enfrentar a dura realidade, está cada vez mais difícil competir neste mercado. O tradicional modelo de conquistar clientes e administrar o escritório de maneira improvisada já não é suficiente, é necessário algo mais. É preciso gestão e marketing de verdade. O advogado técnico precisa tornar-se também um gestor.

Muito se fala da necessidade dos profissionais aperfeiçoarem-se através de pós-graduação, MBA e doutorado, por considerar que esta é uma condição suficiente para o sucesso profissional. No entanto, percebemos que a questão central não está apenas na formação técnica dos sócios. A falta de conhecimento na área de marketing e gestão de escritórios, negligenciada por muitos, pode comprometer as chances de sucesso destas sociedades de advogados.

Esta é uma questão que precisa de respostas. O que mais pode fazer um profissional além de adquirir uma vasta formação técnica para obter sucesso profissional?

A resposta é: não pode fazer nada, a não ser que incluam em sua formação técnica conceitos de gestão e marketing.

O advogado gestor tem duas vantagens competitivas em relação a outros advogados:

• consegue gerenciar sua carreira pessoal em direção ao sucesso;
• consegue gerenciar o escritório de maneira profissional e lucrativa.

Para gerenciar sua carreira profissional o advogado precisa desenvolver três áreas principais. Investir em formação técnica de acordo com as tendências de mercado e sua especialidade. Adquirir conhecimento de marketing e gestão pessoal. Desenvolver as competências essenciais para todo profissional de sucesso, que são: auto-motivação, bom-humor, produção de conhecimento, liderança, relacionamento interpessoal, criatividade e capacidade de sonhar.

É preciso conciliar a formação profissional, incluindo os conhecimentos técnicos específicos da área de atuação, com conhecimentos de gestão e marketing, e também desenvolver qualidades pessoais que são essenciais para conquistar o sucesso profissional.

O profissional malabarista

O contrário do advogado que tem todas as condições de obter sucesso é o profissional que tenta realizar mais tarefas do que sua capacidade permite. Ele não gerencia as tarefas, ele tenta realizá-las pessoalmente.

Você conhece algum profissional que trabalha dez, doze e até quatorze horas por dia? Vive cheio de tarefas, almoça sempre correndo, não tem tempo para dedicar atenção especial aos seus melhores clientes - falo daqueles 20% de clientes que são responsáveis por 80% de seu faturamento. Este é o “profissional malabarista”.

Como o malabarista do circo, este profissional tenta equilibrar um grande número de “bolas”, ou tarefas, ao mesmo tempo, fazendo deste seu malabarismo um estilo de vida. “Trabalha mais do que deve, ganha menos do que pode”.

Mas não precisa ser assim, é perfeitamente possível que qualquer profissional, recém formado ou não, quebre este círculo vicioso e comece a mudar seu estilo malabarista de gerenciar.

Vejamos o caminho que deve trilhar um profissional para tornar-se um advogado gestor.

Os Cinco Portais da Gestão Profissional

• Gestão do conhecimento de mercado
• Gestão das competências essenciais
• Gestão das ferramentas de marketing
• Gestão administrativa do escritório
• Gestão do treinamento

Gestão do conhecimento de mercado

O conhecimento do mercado em que está atuando é fundamental para orientar o advogado a definir melhor sua estratégia competitiva. Conhecer melhor o foco de atuação, o perfil de seus clientes ideais, a concorrência, e em que área deverá desenvolver melhor suas competências, além de prever as tendências futuras, são informações cruciais para tornar-se competitivo.

Gestão das competências essenciais

Estudos comprovam que existem diversos traços de personalidade e comportamentos em comum que diferenciam os profissionais de sucesso dos demais profissionais. Partes destas competências são naturalmente adquiridas ao longo de suas experiências de vida, e outras são forjadas pela necessidade de se sobressair no mercado de trabalho. Vamos analisar 7 competências que acreditamos serem relevantes para a gestão de qualquer carreira de sucesso:

 auto-motivação – que é a capacidade de se motivar continuamente, independente das situações adversas ou contratempos que possam ocorrer em suas vidas
 humor – que é a arte de gerenciar o próprio estado de espírito, para enfrentar o trabalho do dia a dia e a vida pessoal, mantendo harmonia interior e alegria de viver;
 produção de conhecimento – capacidade de crescer profissionalmente, adquirindo conhecimentos relevantes para sua especialização;
 liderança – capacidade de dirigir pessoas e tirar o melhor delas, levando-as a serem competentes e motivadas por trabalharem em equipe;
 relacionamento interpessoal – capacidade de se comunicar com as pessoas em geral de forma eficaz, fazer amigos e influenciar pessoas - poder de persuasão;
 criatividade – capacidade de criar e perceber coisas novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas, e reinventar métodos, produtos, formas de trabalhar;
 capacidade de sonhar – exercício de imaginar coisas impossíveis e criar condições para realizá-las.

Gestão das ferramentas de marketing

Existe um conjunto de ferramentas ou ações que podem ajudar um advogado a promover suas habilidades e sua carreira profissional em sintonia com o código de ética do setor. Algumas destas ações são:

 parcerias – desenvolver parcerias com outros advogados de áreas complementares a sua;
 networking – criar um rede relacionamentos profissionais, que possam alavancar contatos e negócios;
 publicação de artigos – escrever e publicar artigos informativos direcionados a seus clientes potenciais, prestando-lhes serviços e informações relevantes;
 participar de associação e entidades de classe – participar destas associações com o objetivo de mostrar seu trabalho e sua qualificações aos membros destas entidades;
 utilização da internet, sites e blogs – explorar todo o potencial da internet para prestar serviços e informações a seus clientes e divulgar sua marca e seu trabalho;
 ministrar palestras e participar de debates – divulgar seu trabalho através de apresentações, palestras e cursos.

Gestão administrativa do escritório

Utilizar modernas técnicas e ferramentas administrativas, que tornarão as rotinas mais previsíveis, liberando os sócios para as ações fundamentais do escritório. Algumas destas ações são:

 softwares de gestão - existem programas de gestão que realizam o controle das principais atividades de um escritórios de advocacia, adequados aos diversos portes de escritórios;
 análise de Pareto – é uma ferramenta fundamental para qualquer organização perceber e priorizar as ações essenciais que deverão executar. É uma das principais ferramentas utilizadas nos controles de qualidade total;
 CRM – ou “Customer Relationship Management”, cuja tradução é: gerenciamento do relacionamento com clientes. Trata-se de um conjunto de ferramentas que utiliza gestão e tecnologia, com o objetivo de automatizar e sistematizar o contato com clientes, e desta forma otimizar o relacionamento.

Gestão do treinamento

O desenvolvimento de um plano de treinamento e gestão de carreira compreende três fases distintas. A primeira é a elaboração de um plano estratégico de carreira. A segunda seria a adaptação do profissional a este plano, através do diagnóstico de suas competências, e da necessidade de adequá-las à realidade de mercado. Por fim, vem a fase de implantação e acompanhamento do plano de marketing pessoal.

Na fase intermediária, de adequação do profissional ao mercado de trabalho, é preciso fazer um estudo profundo de suas atuais qualidades e competências, comparando-as com as exigências de mercado. A partir daí, criar um plano de desenvolvimento pessoal para superar as possíveis deficiências que identificar.

Tornando-se um gestor

A distância que separa um advogado do sucesso é a mesma que o separa do baixo desempenho. A diferença é o caminho que será trilhado. Alguns acreditam na sorte ou no poder superior do destino. Outros estão certos que a questão é de esforço e persistência. Estes farão todos os cursos e especializações possíveis, trabalharão até o limite de suas forças na esperança de um dia alcançar suas metas. Aqueles ficarão parados esperando a sorte ou o destino abençoá-los.

Propomos uma terceira via. Acreditamos que tanto a sorte e o destino, como o esforço e a persistência têm uma parcela de contribuição no sucesso profissional. No entanto, acreditamos que, acima e além de todos estes fatores, destaca-se a eficácia gerencial na condução da carreira de um profissional como fator preponderante no sucesso profissional.