quinta-feira, 10 de maio de 2012



E
ste livro apresenta de maneira clara as muitas das ideias defendidas pelo grande pensador Nicolau Maquiavel sobre liderança, transportando-as para o contexto das organizações atuais.

Além disso, faz um relato histórico do papel de diversas personagens que foram lideres em seu tempo, mostrando tanto sucessos como fracassos e os motivos que lhes ocasionou segundo a visão da teoria de Maquiavel.

O papel de personagens politicos como Napoleão, Martin Luther King, Stalin, Trotsky, Rasputin, Getúlio Vargas, Janio Quadros e João Goulart, são analisados à luz dessa teoria de liderança. Também a atuação de líderes empresariais como Lee Iacocca, Alfred Sloan, Andrew Carnegie e Steve Jobs são discutidas.

Ao mesmo tempo em que a obra discute as, muitas vezes, polemicas opiniões de Maquiavel, busca atualizá-las para os dias atuais, comparando-as e, muitas vezes, corroborando-as com as de pensadores como Peter Drucker.

O resultado é uma fascinante abordagem que, antes que propor uma teoria definitiva sobre a liderança, busca contribuir com novas alternativas para o importante papel que esta função desempenha nos dias atuais, tanto nas grandes e pequenas empresas, como nas instituições públicas.

Nenhum comentário: